PLANO DE AULA : Bullying Escolar

OBJETIVOS GERAIS:
  • Estimular a cordialidade e o respeito entre os alunos em sala de aula;
OBJETIVOS ESPECIFICOS:
  • Conhecer o conceito de Bullying;
  • Explicar as possíveis consequências, em termos físicos e psicológicos, do bullying; 
  • Como se proteger de situações de violências físicas ou verbal presentes nas escolas e em outros espaços.
PÚBLICO ALVO: 7º ano

TEMPO ESTIMADO: Seis aulas de 45 minutos 


MATERIAL NECESSÁRIO:

  • Computador
  • Internet
DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES: 
  • Recurso utilizado para essa aula um slide passo a passo sobre como se procederá a aula. Em cada slide um momento de aula. 
  • Criação de uma sala virtual(controle de acessos e monitoramento de telas). 

1º MOMENTO:
  • Definição: o que é Bullying?

2º MOMENTO:
  • Um link onde abrirá o vídeo de pessoas que sofreram ou sofrer bullying.
3º MOMENTO: 
  • Um questionário sobre os vídeos:
       A)   O que mais lhe chamou a atenção nos vídeos?
            B)   Em sua opinião quais as personagens dos vídeos sofreram  bulliyng?
            C)   Qual foi a reação desses personagens?
            D)  O que há em comum nos dois vídeos?
            E)    Você conhece  alguém que sofrem ou sofreu algum tipo de Bullying?
4º MOMENTO:
  • Criar uma sala virtual:
  1. Controles de Acessos: Com aplicações em sala de aula, o professor realiza um gerenciamento completo do uso da internet, definindo listas de URLs e sub-URLs aprovados e bloqueados de maneira centralizada, por exemplo;
  2. Monitoramento de telas: Além disso, com a mesma solução de tecnologia na escola, professor podem ter acesso e visibilidade de todas as telas controladas por sua própria máquina na sala de aula. Dessa forma, pode averiguar os acessos dos alunos que estão um comportamento estranho durante a aula, bloqueando acessos indevidos.
AVALIAÇÃO:
  • Professora pergunta aos alunos sobre os sentimentos mobilizados durante essa aula e procure identificar se lidaram com seriedade o tema;
  • Solicite que produzam um texto contendo informações sobre como as pessoas devem agir para se protegerem da violência muito presente na atualidade.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:


VALENTE, J.A. O papel do computador no processo ensino aprendizagem. Boletim do Salto para o Futuro. Série Pedagogia de Projetos e  integração de mídias, TV-ESCOLA-SEED-MEC, 2003. Disponível no site: http://www.tvebrasil.com.br/salto.

ALMEIDA, M.E.B. de. Educação, Projetos, Tecnologia e Conhecimentos. São Paulo: PROEM,2002.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bullying escolar